Releases

Frigo News - Novembro de 2012

Paletes: Requisitos para escolha e conservação - Novembro/2012

A Intelplast realizou outra entrevista para a Revista Frigonews do mês de novembro de 2012 sobre seus produtos e a exigência da ANVISA sobre os estrados e paletes. Confira a participação do diretor da Intelplast, Marcos Ritzmann, na edição ao lado.

Os paletes têm como finalidade otimizar o transporte de cargas, com eles ainda é possível racionalizar a área de armazenagem com aproveitamento vertical da área de estoque, com o uso de porta-paletes. Já os estrados têm como função básica isolar a carga do chão, que é uma das exigências da ANVISA.

Segundo a opinião de Marcos Mendes Ritzmann, diretor da Intelplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda., em frigoríficos podem ser utilizados dentro de caminhões refrigerados, revestimento de áreas molhadas e piso de câmaras frias, além do uso em túneis de congelamento. Na logística, organização de estoque e higiene de um frigorífico os paletes e estrados são essenciais, principalmente pelo material plástico, que é inalterável a agentes saneantes utilizados pelos frigoríficos.

De acordo com a Resolução – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 da ANVISA sobre esses materiais, “as matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados sobre paletes, estrados e/ou prateleiras, respeitando-se o espaçamento mínimo necessário para garantir adequada ventilação, limpeza e, quando for o caso, desinfecção do local. Os paletes, estrados e/ou prateleiras devem ser de material liso, resistente, impermeável e lavável”. Apesar desta resolução, Ritzmann avalia que a Vigilância Sanitária de cada estado e cidade podem exigir uma norma específica.

Para Marcos, os últimos lançamentos foram limitados a reestilização de modelos de paletes e estrados com o objetivo de melhorar a funcionalidade do produto. “A Intelplast passou a produzir paletes plásticos sob medida e esta tem sido a solução para a necessidade de armazenagem de muitos clientes” – enfatiza.

Conforme informações do diretor da Intelplast, o que garante a vida útil desses materiais (paletes/estrados) é “respeitar as limitações dos produtos conforme instruções dos fabricantes e fazer bom uso dos mesmos, evitando quedas e arremessos, transporte de forma inadequada e acondicionamento impróprio.”

A Intelplast desenvolve paletes e estrados especiais e sob medida, de acordo com a necessidade do cliente.

“Fabricamos a caixa desmontável/dobrável Intelplast, quando sem uso é possível fechar a caixa dobrando suas laterais, com isto economiza-se 18% do espaço, economia também reflete no custo com o frete. A caixa desmontável/dobrável Intelplast suporta até 40 kg de carga e tem possibilidade de reposição de peças avariadas, não sendo necessária a substituição da caixa inteira em caso de danos (medidas externas: 600x400x230mm)” – finaliza Ritzmann.

Voltar
Intelplast

Telefones:
41 3238-9026
41 3092-9026
41 9 9131-9026 - Vivo e Whatsapp
11 4780-7899

Curitiba - PR


São Paulo - SP

Vegapix